PROJETO CRIANÇAS E SUAS DESCOBERTAS

DIRETORA: Ivani Mª Merisio Noldin
PROFESSORA: Bibiana Krieger Fernandes
AUXILIAR DE SECRETARIA: Rose Maria Corsi
TURMAS: Pré Jardim

JUSTIFICATIVA


O educador ao participar com a criança da construção de conhecimentos, deve considerá-la como um ser ativo, disponível para a aprendizagem e dona de uma forma própria de ver o mundo e a si mesma. Desta forma, cabe a escola possibilitar a criança o conhecimento da importância de suas ações e atitudes no processo de construção da sua história. Pois embora nossos nomes possam nunca estar nas páginas de um livro, todos somos "fazedores de nossa história".
Neste sentido, cabe ao professor favorecer conhecimentos à criança, afim de que esta possa relacionar com sua bagagem cultural, possibilitando novas descobertas, para fantasiar, imitar, brincar, cantar, pensar e recriar.


OBJETIVO GERAL


Promover situações em que a criança possa construir sua identidade como um ser pensante e em desenvolvimento, interagindo com o meio e com o outro, recebendo e transmitindo informações.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


-Conhecer o ambiente escolar, proporcionando um clima de afetividade e confiança mútua.
-Socializar-se com os colegas, professora e demais funcionários da escola.
-Proporcionar a descoberta e a expressividade da criança.
-Desenvolver a atenção, concentração e percepção.
-Estimular a valorização pelo que é seu e pelo que faz.
-Desenvolver a responsabilidade e autonomia diante de seus compromissos e pertences.
-Estimular a coordenação motora fina e ampla.
-Desenvolver habilidades motoras com o uso da tesoura e cola.
-Explorar a criatividade e a imaginação.
-Desenvolver a percepção visual e auditiva.
-Desenvolver e estimular a expressão oral e corporal.
-Enriquecer e ampliar o vocabulário.
-Incentivar o gosto pela música e dança.
-Aperfeiçoar a comunicação da criança.
-Desenvolver o raciocínio lógico - matemático.
-Despertar o gosto e o prazer pela leitura.
-Vivenciar o espírito da Páscoa.
-Demonstrar a importância e valorização da mãe.
-Iniciar o processo da escrita do nome.
-Reconhecer seu nome escrito e de seus colegas.
-Reconhecer sua idade e associa-la ao respectivo número.
-Reconhecer seu corpo e diferenças existentes no corpo do outro, bem como as partes do corpo e seus respectivos nomes.
-Estimular Hábitos de higiene.
-Reconhecer os cinco sentidos do corpo, e seus respectivos órgãos.
-Identificar letras e números.
-Relacionar número / quantidade.
-Identificar cores e formas geométricas.


METODOLOGIA


-Construção de regras.
-Conversação e debate sobre os temas desenvolvidos.
-Roda de conversa.
-Histórias em livros, fitas de vídeos e CD`S.
-Músicas.
-Desenho livre como forma de registro.
-Trabalho com massinha.
-Recorte e colagem.
-Pintura com materiais diversos.
-Rasgar papel crepom e fazer bolinhas para colar.
-Desenhos relacionados à história.
-Montagem de painéis.
-Brincando de boliche.
-Quebra - cabeça.
-Jogo da memória.
-Atividades relacionadas ao nome da criança e letras que o compõem.
-Construir ficha do nome.
-Colagem de materiais diversos sobre seu nome.
-Conhecimento das letras do alfabeto.
-Adivinhas.
-Pesquisa de letras e figuras em revistas para recorte e colagem.
-Montar palavras utilizando o alfabeto móvel.
-Palavras cruzadas.
-Compor palavras utilizando fichas de figuras e desenhos (utilizando a 1ª letra do desenho).
-Bingo com letras, números e palavras.
-Atividades matemáticas.
-Utilizando e contando os números.
-Contagem de meninos e meninas.
-Relacionar número / quantidade (ligar, desenhar. Pintar).
-Montagem de figuras com formas geométricas.
-Desenvolvimento da imagem corporal.
-Conhecendo nosso corpo.
-Conhecer os cinco sentidos.
-Órgãos dos sentidos na alimentação.
-Movimentar, tocar partes do corpo sugeridas pela professora.
-Reconte e colagem de parte do corpo humano.
-Colagem de EVA para formar a figura humana, usando formas geométricas.
-Dança da cadeira, estátua, morto - vivo.
-Modelagem da figura humana com massinha.
-Desenhar o contorno de partes do corpo no papel.
-Completar desenho do corpo.
-Conversa sobre os cuidados com o corpo e hábitos de higiene.
-Dia nacional do Livro Infantil.
-Páscoa (desenhos, pinturas, músicas e atividades diversas).
-Dia das mães (ensaio, desenhos, colagens, conversação, apresentação, atividades diversas).
-Festa Junina (ensaios, desenhos, músicas e atividades diversas).


CRONOGRAMA

Fevereiro a julho 2007

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.


BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. _ Brasília : MEC/SEF, 1998. 3V. : il.
HOFFMANN. Jussara. Um olhar reflexivo sobre a criança . 5. ed. Porto Alegre : Mediação, 1996 (vol. 3)
SISTEMAIZAÇÃO DAS AÇÕES DA REDE MUNICIPAL, A Educação Infantil em Destaque: Reflexão de um Processo. Brusque - SC - 2000.
PROPOSTA CURRICULAR, Rede Municipal de Ensino de Brusque - SC. 2. ed.

 
Apoio:
WebMaster: Tiago
Copyright © 2007-2008 Secretaria de Educação - Todos os direitos reservados