Educação de Jovens e Adultos
Histórico
 
Notícias | Histórico | Apresentação | Missão | Quem é Quem | Identidade | Formação | Suporte | Decreto Nº 5.089/03
 
A Educação de Jovens e Adultos existe em Brusque desde a década de 1950, quando eram atendidos alunos que buscavam a alfabetização. Os professores eram na sua maioria, voluntários.

O grande salto nessa modalidade de educação foi dado no ano de 2003, por iniciativa da secretaria municipal de educação com apoio da Prefeitura Municipal de Brusque, na gestão do prefeito Ciro Roza, quando foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação o projeto EJA, que atenderia a partir daí, além das classes de alfabetização, também turmas de 5ª a 8ª série para alunos que se encontram fora da idade escolar.

Com a professora Clair Teresinha Felipin Kleeman na coordenação do projeto e do professor José Zancanaro, na época secretário da educação, foi implantada a primeira turma de 5ª série na E.E.F.Oscar Maluche, do bairro Steffen. Essa turma iniciou com 36 alunos. De acordo com a proposta pedagógica da EJA, este segmento (5ª a 8ª série), tem a duração de dois anos.

O trabalho com esses alunos conta com a participação de quatro professores que ministram as disciplinas do currículo regular. As aulas acontecem no período noturno, diariamente.

O sucesso dessa primeira turma deve-se à vários fatores. O apoio da direção da escola, o apoio incondicional da secretaria da educação e o grande interesse dos alunos fez com que o numero de interessados aumentasse a cada etapa.
Hoje, a EJA da comunidade Steffen conta com 48 alunos, que estarão concluindo a 8ª série no próximo mês de julho. A procura é crescente e para o próximo semestre já estará iniciando uma nova turma de 5ª série.

A implantação da EJA trouxe uma nova perspectiva para a comunidade Steffen. Incluindo alunos de 15 a 50 anos, as turmas desenvolvem seu trabalho num clima de entusiasmo e perseverança. Na sala de aula encontram-se pais e mães de família, donas de casa e jovens que sonham com um futuro melhor e compreenderam que o caminho para alcançarem seus objetivos é a educação. A expectativa pela formatura e os preparativos para o evento, que acontecerá no dia 22 de julho do corrente animam ainda mais esse grupo de alunos. Eles são um exemplo para a sociedade, pois perceberam que “nunca é tarde para recomeçar”. Nessa perspectiva a comunidade Steffen pretende continuar com esse trabalho, trazendo para a sociedade uma escola inclusiva, que valoriza a capacidade de cada um.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a EJA já não é mais um projeto, e sim uma instituição, comprometida com a educação que se fortalece trazendo para as comunidades do município a oportunidade de levar a educação para todos, com base nas idéias de Paulo Freire, onde o sujeito é participante ativo das mudanças no mundo do trabalho, da política e da cultura. É ele quem faz a sua própria história.
Tania Sueli Maffezzolli Rodrigues
 
WebMaster: CTIC | Fale Conosco | Topo
Copyright © 2000 - 2006 Secretaria de Educação - Todos os direitos reservados.