Comunidade Celebra a Inauguração do CEI Tia Lourdes
 

doadores do terreno onde hoje está edificada esta escola.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o Presidente da Associação de Moradores, Ademir Lana. Emocionado, Lana expressou o sentimento de toda a comunidade ao ver concluída tão importante obra. “Hoje é um dia muito especial para todos nós que trabalhamos tanto para ver esta creche pronta. Por isso, gostaria de agradecer todas as pessoas envolvidas neste projeto, Prefeito Ciro Roza, pessoas da comunidade e empresários apoiadores”, afirmou.

Em seguida, a diretora Simone Raimondi falou sobre a estrutura da escola. “Neste ano já temos 34 crianças matriculadas e já no próximo ano pretendemos iniciar a construção de novas salas, pois já temos uma lista de espera”, ressaltou.

Já a Secretária de Educação, Marilisi Fischer, expressou seu orgulho em inaugurar mais uma escola. “Nesta noite estamos inaugurando a 44ª escola pública municipal de Brusque aqui na Rua São Pedro. Inaugurar mais este Centro de Educação Infantil tem um significado particular para mim, pois além de ter nascido e crescido na Rua São Pedro, hoje celebro a entrega de uma obra que leva o nome de minha tia Lourdes Fischer” explicou. Encerrando sua fala, Marilisi desejou sucesso a equipe da nova escola.“Espero que este novo Centro de Educação Infantil exerça um importante papel na comunidade da Rua São Pedro, ajudando a criar cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel na Sociedade”, finalizou.

Logo após, o Deputado Dagomar fez questão de ressaltar a parceria entre sociedade e poder público na execução desta obra.“A comunidade da Rua São Pedro dá um exemplo para toda Brusque, construindo sua história de mãos dadas com a Prefeitura. Ao final, Carneiro parabenizou as pessoas envolvidas na concretização deste investimento.“Parabéns comunidade, parabéns Lourdes Fischer pela doação do terreno, parabéns Prefeito Ciro Roza pelo entusiasmo no trabalho em prol da melhoria da educação Brusquense.”, disse.

Antes do discurso do Prefeito Ciro Roza, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Martins, tembém manifestou sua felicidade em participar da entrega do Centro de Educação Infantil Tia Lourdes.“Me sinto imensamente feliz quando participo da entrega de uma obra pública, mas, me sinto ainda mais feliz, quando participo da inauguração de uma escola, pela sua grande importância para o futuro de nossos cidadãos”,explicou.

Finalizando os discursos, o Prefeito Ciro Marcial Roza fez uso da palavra.“Hoje é um momento de muita alegria para todos nós”, afirmou. Segundo Ciro, nada mais importante em uma cidade do que o cidadão. Por isso, a administração pública sempre deve colocar como prioridades: a saúde, a educação e a segurança. Em sua fala, Roza, destacou importantes ações da administração municipal, como o Plano Habitacional. “O Prefeito deve buscar caminhos no desenvolvimento da sociedade para encontrar a melhoria da qualidade de vida para todos”, afirmou. Ao fim, Ciro fez um balanço do investimento feito em educação durante suas duas gestões à frente da Prefeitura.“Quando assumi o município pela primeira vez, em 1989, haviam 927 alunos matriculados nas escolas públicas municipais, já em 1992, quando encerrei o mandato, haviam 3.420 crianças estudando nas nossas escolas. Quando retornei, em 2001 haviam apenas 4.129 estudantes, hoje já temos mais de 10.000 estudantes matriculados graças aos nossos investimentos na abertura de novas vagas”, afirmou

Após os discursos, o Padre Adilson Colombi fez a benção da escola. Logo em seguida, ao som do Hino de Brusque, as autoridades descerraram a placa e a fita inaugural, oficializando assim, a inauguração do Centro de Educação Infantil Tia Lourdes.

A Escola:

Com área total construída de 254 metros quadrados, o Centro de Educação Infantil Tia Lourdes irá atender inicialmente 34 alunos, com idade de um a três anos. O Corpo docente da escola é formado por cinco professores, duas merendeiras, uma orientadora pedagógica, uma diretora e uma servente.

Tia Lourdes:

Lourdes Imhof nasceu em 28 de Dezembro de 1949, filha de Catarina e Evaldo Imhof, moradores tradicionais da Rua São Pedro e herdeiros de terras aqui colonizadas. Em Dezembro de 1970, casou-se com Nivert Fischer, união que gerou os filhos Cristófen, Cristiano e Magali Cristina, contando já também com o netinho Henrich.

As famílias Imhof e Fischer sempre representaram parte significativa e importante na constituição da população da Rua São Pedro. Embora residindo no Centro de Brusque, os Fischer permaneceram sempre fiéis as suas origens, acompanhando de perto a vida e as atividades desta comunidade. Assim, por exemplo, o empresário Nivert Fischer foi presidente da comunidade por quase 16 anos. Em terras doadas pela Família Fischer foram construídos a capela Nossa Senhora de Lourdes, o Salão Social, o Posto de Saúde, e, mais recentemente, o campo de futebol Evaldo imhof, da Sociedade Angelina.

Dona Lourdes, como esposa dedicada, em toda a sua vida não se limitou apenas às lides domésticas, tendo sido em todos estes anos de matrimônio um apoio valioso aos trabalhos e lutas de seu esposo no desenvolvimento da empresa Irmãos Fischer e do Mineral Água Park, empreendimento no qual, Dona Lourdes comandou pessoalmente o restaurante.

Essas características revelam seu espírito realizador e sua índole ativa, voltada para o bem-estar da família e da comunidade, além de uma grande força de vontade, traduzida em trabalho executado com determinação e perfeccionismo. Mãe extremamente carinhosa, Lourdes Fischer deu a seus filhos boa formação, dentro dos princípios morais e éticos, para fazer deles cidadãos honrados, felizes e seguidores dos bons exemplos recebidos.

Essa mesma virtude maternal foi o que levou Dona Lourdes a doar à comunidade de São Pedro, já em 2002, parte da propriedade da família, para que nela se construísse e instalasse esta escola, instituição sumamente importante para proteção e desenvolvimento social de crianças desta localidade, principalmente daqueles cujas mães têm, ao lado dos afazeres domésticos, uma jornada de trabalho a cumprir.

 
Brusque-SC, 25/02/2008– 013/08.
 
WebMaster: CTIC | Fale Conosco | Topo